19 JAN 2022
Inauguração do novo fórum da Comarca de Gentio do Ouro Edésio Rocha.
Inauguração do novo fórum da Comarca de Gentio do Ouro Edésio Rocha.
A inauguração do novo fórum da Comarca de Gentio do Ouro Edésio Rocha, na manhã desta terça-feira (18/01) representou uma importante vitória para o povo Gentiourense e encerrou de vez o temor antigo de que a comarca fosse transferida para a vizinha Xique-Xique, distante quase 100 km.
A cerimônia contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Lourival de Almeida Trindade.
O magistrado fez questão de destacar os esforços do prefeito Robério Cunha e do Desembargador Eserval Rocha pela manutenção da Comarca no município.
"Gostaria de deixar publicizado aqui os esforços que foram empreendido à época por parte do prefeito aqui presente e pelo Desembargador Eserval Rocha.
O presidente TJBA lembrou também como o chefe do Executivo Municipal tomou a iniciativa, através de ofício enviado ao órgão, em batizar o novo Fórum com o nome do primeiro prefeito da cidade.
O prefeito Robério Cunha comemorou a conquista do Fórum e lembrou que, como advogado, acompanhou de perto as dificuldades dos profissionais do Direito no município:
"Hoje é um dia de festa em nossa cidade. Nós militamos muito, não só eu, mas a Câmara de Vereadores e a Sociedade Civil que viu uma comarca nascer aqui e convivia com este fantasma de agregar ou extinguir. Temos mais de mil processos na comarca e temos distritos, como a Pituba, que fica a 60 km da sede. Imagine o transtorno que seria para as pessoas desta comunidade ir em busca de Justiça. Se viesse a agregar ou extinguir seria como negar a Justiça às pessoas que mais precisam. Ver vocês aqui hoje criando mais este acesso não tem preço. Vai ficar marcado na história de nosso município e no coração de cada gentiourense", disse o prefeito Robério.
Aos 80 anos, a irmã do Desembargador Eserval Rocha, lembrou a luta do irmão para manter a comarca na cidade.
"Sempre disse a ele que ele tinha voz e que precisava fazer valer sua voz para manter a comarca aqui", diz Dona Ezeir.
Nascido em Morro do Chapéu, Edésio Rocha viveu a vida no Distrito de Santo Inácio e foi o primeiro prefeito do município, tendo governado a cidade no período entre 1947 e 1951.
O evento contou ainda com as seguintes presenças do Vice-prefeito Alfredo Franca, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Gentio do Ouro, Cícero Franca, a Juíz de Direito da Comarca de Gentio do Ouro, Crys São Bernardo Veloso, o Desembargador do TJBA, Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, o administrador do Fórum, Renato Souza Silva, representando o comando do Destacamento da Polícia Militar da Bahia em Gentio do Ouro, o soldado Michel, o delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de Gentio do Ouro, Alez Souza Roza, a Chefe de Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça, Clio Nobre Felix, representando o Chefe do GSI, Major PM Carlos Eduardo, o Senhor Ajudante de Ordem da Presidência do Tribunal de Justiça, Ten. Cel. PM Luide Souza, a Secretária Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Bianca Serra Araújo Henkesa, a Presidente da OAB, Subseção Irecê, Leonellea Pereira e o Presidente da Câmara dos Vereadores de Gentio do Ouro, Gilliard Henrique Andrade de Queiroz, além dos servidores do Judiciário.

#NovoForum