11 FEV 2022
Prefeito Robério Cunha participa da 1ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores e anuncia em primeira mão a adesão a um programa habitacional para a construção de 100 casas populares no município.
O Prefeito Robério Cunha anunciou em primeira mão nesta quinta-feira (10/02) a adesão de Gentio do Ouro a um grande programa habitacional para a construção de 100 casas populares no município.
A notícia da inclusão da cidade no Programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal, foi dada durante a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

"Já estou vendo a questão do terreno pois o município precisa desta contrapartida e indicar onde estas casas serão construídas", afirmou o Prefeito.

Convidado especial da abertura dos trabalhos legislativos de 2022, o Prefeito fez um balanço das principais conquistas da atual gestão em  2021, esclareceu questões sobre o reajuste dos professores e recebeu reconhecimento até de parlamentares da oposição pela transparência e realizações de seu governo.

"Pela primeira vez vi um prefeito realizar uma obra da oposição", brincou o vereador Tales de Tenor, referindo-se ao calçamento da Rua da Casa de Farinha, no distrito de Gameleira do Assuruá, cujo projeto de lei foi de sua autoria.

Já o Presidente da Câmara de Vereadores Gilliard Henrique, destacou o bom relacionamento entre o chefe do Executivo e o Parlamento Municipal: "Em toda a história desta cidade, não lembro de nenhum gestor que tenha esse respeito com o Poder Legislativo", disse o vereador.

Sobre o reajuste dos professores, o prefeito reconheceu a importância do piso, mas explicou que é preciso saber de onde sairá o dinheiro para honrar o pagamento sem  desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal e acabar seguindo o destino de cidades hoje falidas e sem poder pagar em dia servidores e fornecedores.

"Na Lei de Responsabilidade Fiscal existe um limitador de gasto com despesa de pessoal que você só pode gastar 54% do que recebe. Se você não tiver essa atenção, acaba ultrapassando e, evidentemente, terá as contas rejeitadas. O gestor tem que ter a preocupação de cumprir os limites constitucionais definidos por lei", disse o prefeito.

O gestor lembrou ainda que desde que assumiu em 2017, a Prefeitura paga o piso, complementa com recursos próprios a verba insuficiente recebida pelo FUNDEB e nunca atrasou um mês sequer o salário dos professores do município.

Robério conclamou o Legislativo, Sindicatos e professores a um amplo debate para viabilizar o novo valor e se comprometeu a participar de novas reuniões na Câmara para discutir o tema.

Representando o Poder Executivo Municipal, estiveram presentes também o Vice-Prefeito Alfredo Franca, o Chefe de Gabinete, Cícero Franca e a Secretária de Assistência Social, Márcia Manuela, cujo nome foi aprovado em votação na pauta do dia para receber o título de Cidadã Gentiourense, mediante projeto apresentado pelo vereador Jordino Carvalho Neto.

Roberio Cunha falou ainda sobre reforma e construção de escolas, e postos de saúde, da recuperação de Estradas Vicinais, Pavimentação de ruas, Transporte Escolar, entre outros temas.

#PrefeituraDeGentioDoOuro
Local: Câmara de Vereadores de Gentio do Ouro, Bahia