Em mais uma tentativa de solucionar a questão dos garimpeiros de Malhada, o Prefeito Robério Cunha viajou até Salvador, onde reuniu-se nesta quinta-feira (15/02) com a Superintendente da Agência Nacional de Mineração (ANM), Carla Ferreira.
O encontro contou com a participação do representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), Valdicley Vilas Boas, que atua na defesa dos interesses das comunidades quilombolas.
Durante a reunião, o gestor revelou a preocupação com a presença de pessoas armadas intimidando os garimpeiros que tradicionalmente trabalham no local e questionou o órgão sobre a atuação de um indivíduo, que reinvindica a posse do terreno e atualmente solicitou a prorrogação da autorização da ANM para a exploração mineral na área.
A superintendente explicou, entretanto, que, enquanto avalia o pedido de prorrogação, a ANM não possui base legal para impedir que o requente e detentor da área possa deixar o local.
Desde que os garimpeiros foram impedidos de entrar no terreno, após operação do IBAMA e Polícia Federal, o Prefeito e o Chefe de Gabinete, Cícero Elizeu têm feito constantes reuniões com os trabalhadores de Malhada, disponibilizando suporte jurídico para que possam continuar extraindo da atividade secular do garimpo o sustento de suas famílias.
Ascom
@prefeituradegentiodoouro