Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
Investigações ainda estão em andamento. O que se sabe até o momento é que a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções:
ESPIRRO, TOSSE OU CATARRO.
GOTÍCULAS DE SALIVA, CONTATO PRÓXIMO, COMO TOQUE OU APERTO DE MÃO COM PESSOA INFECTADA (CASO SUSPEITO OU CONFIRMADO)
OU CONTATO COM OBJETO OU SUPERFÍCIES CONTAMINADAS (SEGUIDO DE CONTATO COM BOCA, NARIZ OU OLHOS)
Sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum.
FEBRE, TOSSE, DIFICULDADES PARA RESPIRAR
Principal recomendação é higienizar as mãos. São cuidados simples, mas importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas
LAVE AS MÃOS
Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico de mãos à base de álcool gel 70%, principalmente:
AO TOSSIR E ESPIRRAR
FIQUE ATENTO
Quem apresentar sintomas suspeitos deve:
CASOS SUSPEITOS
DÚVIDAS FREQUENTES
O que uma pessoa com sintomas deve fazer?
É preciso usar máscaras?