20 NOV 2021
Dia da Consciência Negra
Dia da Consciência Negra
Celebrado neste 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra marca a data da morte de Zumbi dos Palmares, considerado o maior mártir da luta dos escravos pela liberdade.
Nosso município tem uma relação especial com esta data. Aqui se fixaram comunidades quilombolas centenárias, que abrigam gerações de descendentes de ex-escravos fugidos das senzalas e que subiram as serras do Assuruá para tentar a vida no garimpo e na lavoura.
Gentio do Ouro é uma cidade erguida também pelas mãos calejadas e o suor dos negros que lutaram por sua liberdade e plantaram aqui as suas sementes livres da opressão da escravidão.
Hoje, a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Agricultura, ampara e apoia com especial atenção as comunidades quilombolas em suas demandas.
Desde 2017, a gestão do prefeito Robério Cunha atua para garantir a segurança alimentar dos moradores das comunidades quilombolas, seu reconhecimento oficial pelas autoridades e órgãos federais e para que a cultura, a memória e os ideais de liberdade de nossos ancestrais permaneçam vivos e conhecidos por nossos próximos descendentes.
#DiaDaConscienciaNegra
#SecretariaDeAssistênciaSocial #SecretariaDeAgricultura