01 ABR 2022
Prefeito Robério Cunha da entrevista à Rádio e esclarece sobre aumento dos professores.

Nesta quinta-feira o Prefeito Robério Cunha esteve nos estúdios da Rádio Líder de Irecê, em uma entrevista aberta e franca ao Programa Bote a Boca no Trombone, onde esclareceu as principais dúvidas em torno do novo piso dos professores do Magistério.

Durante quase uma hora, Roberio reforçou sua posição em favor do aumento e esclareceu ponto a ponto, todas as dificuldades orçamentárias enfrentadas atualmente pelo Município para dar o percentual de aumento definido pelo Governo Federal.

Levantamento da Prefeitura feito no mês de Fevereiro apontou os principais obstáculos para o reajuste.

* Verba do FUNDEB não dá conta de pagar a folha salarial dos professores.

* Professores com carga horária reduzida, aposentados e afastados encarecem a folha.

* Lei de Responsabilidade Fiscal só autoriza a gestão a gastar com despesa de pessoal o limite de 54% da receita corrente líquida. O desrespeito acarreta em rejeição das contas do município pelo TCM.

O prefeito afirmou que, sem receita suficiente para implementar os 33%, a solução terá que passar pelo ajuste do quantitativo de pessoal.

Roberio Cunha destacou os avanços da área da Educação e a valorização dos professores do município nos últimos cinco anos, demonstrado pelo pagamento em dia dos salários, anuênios, décimo terceiro adiantado, reforma e criação de escolas e o investimento constante na formação dos professores.

O gestor  embarca na próxima semana para  Salvador para encontro com técnicos da área Jurídica e da Contabilidade que vão avaliar a viabilização do aumento a partir do último parecer do Tribunal de Contas da União (TCM), que considerou que o reajuste de 33,24% deve ser dado apenas aqueles profissionais que recebem abaixo do piso.

O objetivo do prefeito é voltar da capital já com um Projeto de Lei pronto para ser apresentado à Câmara com uma proposta de percentual de aumento para o Magistério.

O gestor lembrou ainda as dificuldades enfrentadas pelos alunos que ficaram sem aulas presenciais durante quase dois anos devido à pandemia da Covid e fez um apelo aos professores que ameaçam entrar em greve no próximo dia 7 de abril.

"Depois de dois anos de pandemia, as aulas presenciais recomeçaram no dia 7 de fevereiro. É muito triste ver que um pouco mais de um mês depois, profissionais já pensem em entrar em greve. É cedo demais pra isso", disse o prefeito.